Quebrando correntes: ensino da história da cultura afro-brasileira e africana no 9º ano do ensino fundamental na Escola E.M. Demócrito Rocha

Autor(a) principal: Antonio Regiano de Lima Machado
Co-autor(a): -

Busca-se neste artigo destacar os resultados do Simpósio Consciência Negra, desenvolvido com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Demócrito Rocha em Fortaleza – CE, considerando estudos realizados na disciplina Ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira, disciplina eletiva ofertada pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Sergipe (UFS). O estudo pretende colaborar para a consciência histórica dos estudantes sobre a herança que o povo brasileiro tem das tradições africanas num contexto brasileiro de racismo por um lado e de luta em defesa da cultura afro-brasileira por outro. O estudo bibliográfico sobre o ensino de História da África e da cultura afro-brasileira, como, por exemplo, herança eurocêntrica em bibliografias sobre a história da África e a tradição oral; a análise do livro didático de História, como fonte histórica, utilizado pelos estudantes, e do Simpósio sobre a Consciência Negra, inspirado no método dialógico pensado por Paulo Freire e Ira Shor (2008), são relevantes. A realização do Simpósio Consciência Negra foi gratificante, e socializar essa experiência é uma maneira de buscar aprimoramento.

 

Palavras-chave: Consciência negra. Ensino de história. Livro didático.