Reflexões sobre desafios do ensino e aprendizagem na disciplina de História a partir de um estudo de caso

Autor(a) principal: Ingrid Oliveira Moreira
Co-autor(a): Ana Amélia Rodrigues de Oliveira

O presente artigo tem como objetivos refletir sobre o ensino-aprendizagem em história, destacando a sua construção como disciplina e identificar os desafios docentes relacionados a questões como: a desvalorização do professor; o distanciamento entre a escola e academia e os transtornos emocionais dos estudantes. Discutimos os reflexos da pandemia no ensino de história, buscando produzir um conhecimento histórico baseado não apenas em aspectos teóricos, mas na vivência de quem consideramos serem os principais sujeitos da educação: professores e alunos. O trabalho nos ajuda a perceber como estar a compreensão desses estudantes acerca da história e dos desafios que os professores têm enfrentado para promover uma educação histórica. A pesquisa nasceu de reflexões teóricas e metodológicas feitas a partir de uma bibliografia específica; discussões dos textos trabalhados nas disciplinas do Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória), e de experiências em atividades de ensino/aprendizagem realizada na EEMTI Milton Façanha Abreu, localizada em Mulungu, região do Maciço de Baturité. Ao analisarmos a experiência que tivemos com os alunos e docentes, percebemos algumas das várias dificuldades que envolvem o ensino de história. Os professores, por sua vez, são protagonistas no enfrentamento desses desafios e no processo de evolução da disciplina de História; à sua formação, motivação e principalmente seu compromisso com a educação tem sido fundamental para que o ensino e aprendizagem dos alunos sejam satisfatórios.

Palavras-chave: Ensino. Desafios docentes. Estudo de caso.