Saúde mental e ensino de história: o protagonismo estudantil na EEFM Profª Diva Cabral

Autor(a) principal: Nilo Públio Rodrigues Neto

Busca-se com esse trabalho analisar a maneira pela qual os protagonistas estudantis da instituição educacional EEFM Diva Cabral, promoveram a pesquisa científica para elaboração de exposição em comemoração aos 40 anos de fundação da escola. Apesar do desafio encarado diariamente pelos profissionais da escola em tentar minimizar os efeitos de sequelas deixadas pelo período pandêmico em relação à saúde mental dos estudantes, cada vez mais se fazem necessárias ações educacionais que acolham os alunos, promovendo um espaço seguro que eles possam se expressar, sendo necessário para isso o conhecimento de sua História Local. Por meio de produção estudantil de podcasts, de exposições utilizando fontes imagéticas, entrevistas e análise de fontes escritas os estudantes do ensino médio da EEM Diva Cabral estabeleceram a problematização sobre a História de sujeitos importantes para a escola e que se integram à própria história de vida do aluno, de sua família e em sua relação com o próprio cotidiano. O trabalho desenvolvido em equipe, entre gestão escolar, professores e estudantes da escola mencionada, em parceria com a comunidade, pode assim corroborar para que a escola seja um ambiente de aprendizagem saudável, acolhedor e que ações preventivas sejam conduzidas em equidade.

Palavras-chave: Saúde mental. História Local. Protagonismo estudantil.