Experiências do Residência Pedagógica no núcleo de ensino de história da EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho (Quixadá-CE) em 2022/2023

Autor(a) principal: Lidia Noemia Silva dos Santos
Co-autor(a): Antonia Natalia de Lima

A comunicação é uma reflexão a partir de relatos de experiências de alunos do curso de Licenciatura em História, bolsistas do subprojeto História (FECLESC/UECE) do Programa Institucional de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, entre outubro de 2022 a dezembro de 2023 na EEMTI Gov. César Cals de Oliveira Filho (Quixadá/CE). No contexto de mudanças educacionais provocadas pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio, os bolsistas tiveram a oportunidades de realizar seus estágios em modalidades de ensino diferentes, como a disciplina curricular de História, as Trilhas de Aprofundamento e os Clubes Estudantis. Ancorado na perspectiva de construção da identidade docente de Antônio Nóvoa (2019), analisa-se como essas modalidades interferiram na formação dos estudantes, uma vez que, em cada uma delas, exigiu-se um perfil profissional específico e planejamento e práticas escolares distintas.

 Palavras-chave: Formação docente. Estágio Supervisionado. Ensino de História.