Sessão Única

  • ST 11 (ONLINE)Ensino de história e práticas escolares
    Coordenadores: Cleberson Vieira de Araújo - SEE/PB - SME/PB

    • Memoria etinidade e olhares docentes no contexto escolar

      Ana Lúcia Ferraz

      Visualizar
    • A Batalha Acosta Ñu: a última grande batalha da Guerra do Paraguai

      Cleberson Vieira de Araújo

      Visualizar
    • Os monumentos estatuários como fontes para o ensino de história

      Liesly Oliveira Barbosa

      Visualizar
    • Representações do possível: a escrita poética na aprendizagem histórica

      Erweuter Volkart de Oliveira

      Visualizar
    • Os saberes e a aprendizagem histórica na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018)

      Thábata Araújo de Alvarenga

      Visualizar
    • O eurocentrismo segundo os manuais do PNLD

      Daniel Tiago de Vasconcelos

      Visualizar
    • As modinhas de Raimundo Ramos nas encruzilhadas do tempo: canção popular e ensino e aprendizagem histórica (1888-1916)

      Isick Kauê Bianchini Homci

      Visualizar
    • Ensino de história para EJA em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades

      Alyne Martins Gomes

      Visualizar
    • A pedra da batateira: apontamentos sobre lendas e ensino de história

      Gustavo Marques de Sousa

      Visualizar
    • Experiências do Residência Pedagógica no núcleo de ensino de história da EEMTI Governador César Cals de Oliveira Filho (Quixadá-CE) em 2022/2023

      Lidia Noemia Silva dos Santos , Antonia Natalia de Lima

      Visualizar
    • “AmarElo – é tudo pra ontem”: o ensino de história e da cultura afro-brasileira através dos heróis e heroínas negros presentes no documentário do rapper Emicida

      Michelle Juliane Ferreira Oliveira

      Visualizar
    • Desconstruir para construir: uma proposta didática para trabalhar a temática indígena nos Anos Finais do Ensino Fundamental

      Priscila Gonçalves Ferreira Souza

      Visualizar
    • Ensinando trabalho escravo contemporâneo nas aulas de história do Ensino Fundamental II

      Marcelo Aleff de Oliveira Vieira

      Visualizar
    • Experiências em educação patrimonial e ensino de história em uma escola no interior do Ceará: uma breve discussão das diretrizes da Carta de Ouro Preto

      Vandelson Lima Aguiar

      Visualizar
  • ST 12 (ONLINE) “Resistências e memória na construção da cidadania pósabolição”
    Coordenadores: Juliana Magalhães Linhares (UNINTA) e Priscila Régis Cunha de Queiroz (UFCA)

    • O Mito das “Portas Abertas”: imigração, imprensa e legislação sobre estrangeiros na Primeira República

      Guilherme Borges Da Silva

      Visualizar
    • “Ensinado-lhes a trabalhar para serem úteis”: uma carta do Bispo Dom Joaquim José Vieira e o contexto do pós-abolição

      Daniela Márcia Medina Pereira Agapto

      Visualizar
    • Projeto “Quilombo Mulatos”: experiência de ensino, cultura e pesquisa a partir das narrativas quilombolas

      Priscilla Régis Cunha de Queiroz

      Visualizar
    • Teorias raciais e a construção social das “amas de leite” nos periódicos cearenses no início do século XX

      Juliana Magalhães Linhares

      Visualizar
    • Construção política e diálogo de classes na nascente república brasileira: as novas noções de cidadania e a instrumentalização do poder público pelas elites (1889-1930)

      Kelvin Simoura Rodrigues

      Visualizar
    • O pós-abolição no Piauí: possibilidades de pesquisa e metodologia

      Chrigor Augusto Liberio

      Visualizar
    • “Raízes negras em Itapipoca” – presença e resistência negra no município de Itapipoca-CE, no final do séc. XIX

      Antonio Robson Oliveira

      Visualizar
    • Patrimônios de Terreiro: saberes, memórias e escrevivências dos povos de terreiro em Sobral-Ce

      Maria Disnei Souza Alves , Francisco Sávio Barbosa do Nascimento

      Visualizar

Mostrando simpósios de 11 a 12 (12 no total)