Covões de São Brás e Urbanismo em Belém: Impactos das Escolhas do Patrimônio Material nas Dinâmicas Periféricas

Publicado em: 06/03/2024
Autor(a) principal: João Pedro Alves Das Neves Costa
Co-autor(es): -
Orientador(a): Antonio Maurício Dias da Costa
Área temática: Patrimônio cultural e memória

A cidade de Belém, ao longo de sua história, testemunhou diversas transformações que moldaram sua paisagem e patrimônio. No entanto, as escolhas relacionadas ao que é preservado, restaurado ou até mesmo esquecido, são complexas e carregadas de significados históricos e culturais. Este projeto de pesquisa busca investigar as formações e transformações urbanas de Belém, concentrando-se nas escolhas do patrimônio material. A justificativa para esta pesquisa reside na necessidade de compreender as dinâmicas históricas e sociais que influenciam as decisões relacionadas ao patrimônio urbano. Ao analisar o caso dos “Covões de São Brás”, local antes periférico da cidade que teve os veios de sua terra para ser usado como aterro na construção da Estação das Docas. Diante das diversas transformações urbanas em Belém, surge o seguinte problema de pesquisa: A partir do caso dos “Covões de São Brás” no início do século XX, quais são os critérios e processos subjacentes às escolhas do patrimônio material na cidade de Belém, e como essas escolhas contribuem para a construção de um urbanismo que dá as costas para as periferias? A partir do caso dos “Covões de São Brás” no início do século XX, quais são os critérios e processos subjacentes às escolhas do patrimônio material na cidade de Belém, e como essas escolhas contribuem para a construção de um urbanismo que dá as costas para as periferias? A pesquisa adota uma abordagem multidisciplinar, utilizando diversas fontes para compreender as formações e transformações urbanas em Belém, com foco nas escolhas do patrimônio material. As principais fontes de dados serão: Fontes de jornais: Análise de artigos e encartes de jornais, os jornais selecionados serão: “A Folha Do Norte” e “O Pará” serão selecionados fontes como propagandas e notícias veiculadas nos respectivos jornais no período do anos 80 e 90 do século XIX e Anos 10 e 20 do século XX reportagens e editoriais de jornais locais ao longo do tempo, as fontes serão para a identificação de informações sobre transformações urbanas, decisões de preservação e restauração, bem como eventos relevantes para o patrimônio histórico e arquitetônico de Belém. Os locais de pesquisa para os jornais serão a Hemeroteca digital e a biblioteca pública Arthur Vianna. Mapas: utilização de mapas históricos para rastrear a evolução da cidade ao longo do tempo. Planos Diretores: análise dos planos diretores urbanos da cidade ao longo de diferentes períodos. A pesquisa é conduzida de maneira cronológica, permitindo a identificação de padrões e mudanças ao longo do tempo. A triangulação de dados provenientes de diferentes fontes permitirá uma análise mais abrangente das dinâmicas urbanas e das decisões relacionadas ao patrimônio. Além disso, a utilização de fontes diversas contribuirá para a construção de um entendimento mais completo e contextualizado das escolhas que moldaram a própria paisagem urbana e as relações socioeconômicas da cidade de Belém.

Palavras-chave: Urbanismo. Patrimônio histórico. Periferia. Requalificação Urbana. Belém.

1. João Marcelo cunha correia

8 de março de 2024

Uma pesquisa que tem potencial incrível

2. Morgana Pinto Amaral

8 de março de 2024

Interessantíssima pesquisa e muito bem desenvolvida.

3. Kleverson Luiz da Silva Cordeiro

8 de março de 2024

Muito bom, o apresentador tem um carisma excepcional e parece deixar todo o assunto que ainda parece ser uma icógnita, em algo que se pode entender de maneira fácil.

4. Adriely Nazaré Almeida de Souza

8 de março de 2024

Amei a apresentação, tema único