As questões de gênero e diversidade são temas cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea. Elas estão presentes em todos os aspectos da vida social, como por exemplo, na educação. Nesse sentido, a formação de professores da educação básica deve contemplar questões que envolvem, por exemplo, abordagens acerca do gênero e da diversidade, com intuito de preparar os docentes para lidar com essas questões de forma adequada. Por essa ótica, os/as professores/as devem estar capacitados para promover a equidade de gênero e a inclusão de todos os estudantes, independentemente de sua orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religião. Nesse cenário, o uso do audiovisual como recurso didático pode ser uma estratégia eficaz para abordar questões de gênero e diversidade na formação de professores. Os filmes podem proporcionar aos docentes oportunidades de reflexão sobre esses temas, bem como promover a conscientização e a empatia. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o potencial do uso de filmes como recurso didático para abordar questões de gênero e diversidade na formação de professores da educação básica. A pesquisa será realizada por meio de três etapas. Na primeira etapa, será realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema. Na segunda etapa, será desenvolvido um roteiro de aula para abordar questões de gênero e diversidade através do uso de filmes. Na terceira etapa, o roteiro de aula será avaliado com professores da educação básica, essa avaliação do roteiro de aula será realizada através de um questionário aplicado aos professores participantes, abordando aspectos como a adequação do roteiro de aula para abordar questões de gênero e diversidade; a efetividade do roteiro de aula para promover a reflexão, a conscientização e a empatia; e sugestões de melhorias para o roteiro de aula.
Palavras-chave: Gênero. Diversidade. Formação de professores. Filmes. Recursos Didáticos.