Cartografando saberes históricos do NDIHR/UFPB (1976 -1980): por uma história plural das formas de produção e divulgação da ciência histórica no Brasil

Autor(a) principal: Danilo Alves da Silva

Na década de 70 do século XX, a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal do Mato Grosso empreenderam a implantação de um Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional cujo objetivo era desenvolver pesquisa histórica vinculada à Política Nacional de Desenvolvimento do Brasil, sobretudo, das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Este trabalho analisa a implantação do NDIHR na Paraíba, considerando as práticas e formas de saberes históricos produzidos em pesquisas interdisciplinares coordenadas pelos profissionais da História, bem como o uso do método histórico na produção e na divulgação do conhecimento histórico em contextos que exigiam articulação político-acadêmica em formatos diferentes do que se predomina hoje na era digital. Após analisar e realizar a crítica documental do Projeto de implantação e das correspondências administrativas do NDIHR – UFPB (1976 -1980), concluímos que o Núcleo pode ser entendido como um espaço acadêmico-científico de pesquisa e ensino, diferente dos modelos instituídos pela reforma universitária de 1968 para a graduação e pós-graduação. Dessa maneira, as disputas entre concepções de modelos universitários de graduações, programas de pós-graduação, pesquisas científicas, atividades extensivas serão tencionadas nesta comunicação oral que é o resultado de uma parte da tese de doutoramento que estou produzindo no PPGH/UFRN.

Palavras-chave: NDIHR. Saberes históricos. Pesquisa interdisciplinar.