O relato em Maus: análise do uso de uma graphic novel no ensino do Holocausto Judeu na Segunda Guerra Mundial no Colégio Estadual Liceu de Caucaia

Autor(a) principal: Christiana Vitória Soares Lopes

O presente trabalho busca analisar a utilização da graphic novel Maus em turmas de 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Liceu de Caucaia como um material de estudo sobre o Holocausto Judeu ocorrido durante a Segunda Grande Guerra Mundial, sobre a perspectiva da ampliação dos usos de materiais para o ensino de História em sala de aula além do livro didático. Maus, publicada em 1986, sendo inicialmente veiculada em publicações semanais na Raw, uma revista que reunia publicações de artistas dos Estados Unidos e da Europa, editada por Artie Spiegelman (também autor da obra) e Françoise Mouly e publicado pela editora Mouly durante o período de 1980 a 1991, a graphic trata da história do pai do autor, Vladek Spiegelman, um judeu polonês e das memórias deste durante o período entre 1930 a 1945. Por se tratar de uma obra com mais de duzentas páginas, foram escolhidos trechos chaves da obra, que são distribuídos entre os alunos, que ficam organizados em 10 equipes. Depois do momento de leitura, há um momento de debate sobre os principais acontecimentos que chamaram a atenção dos alunos e também sobre o uso de Maus como uma fonte histórica sobre o Holocausto Judeu, buscando entender a complexidade da narração dos fatos e fazer com que o estudante analise o material como fonte histórica, mas também como um objeto que não foi criado inicialmente com esse propósito. Ao trazer a obra Maus para sala de aula, busca-se que o estudante leia a graphic novel de forma crítica, ampliando o debate sobre as políticas de segregação e extermínio do governo nazista e buscando despertar o sentimento de empatia entre os alunos para com as vítimas do Holocausto.

Palavras-chave: Ensino de História. Holocausto. Segunda Grande Guerra Mundial. História em Quadrinhos.