Possibilidades para o ensino de história e educação patrimonial: a relação da comunidade com o Museu Quinca Moreira

Autor(a) principal: Igor Mário Rodrigues Benedito
Co-autor(a): Antonio Gilberto Ramos Nogueira

Busca-se nesse trabalho compreender a relação dos alunos da rede municipal de educação, residentes na comunidade denominada Salgado dos Moreiras, e a articulação do ensino de história na escola local com o Museu Quinca Moreira, localizado na casa que já foi a antiga sede da fazenda Salgado dos Moreiras, que dá nome à comunidade. A casa, que foi edificada na década quarenta e construída em taipa, abrigava o proprietário e sua família, sendo visitada diariamente por pessoas que moravam próximos à fazenda ou que passava ali pela comunidade. Hoje, mais de oitenta anos após a edificação do prédio, possui em seu espaço um acervo de objetos e itens que mantém a memória da comunidade e a história da Fazenda Salgado dos Moreiras. Dispõe ainda de uma biblioteca, local para exposições e ambiente destinado para apresentações artísticas. Para a obtenção das informações necessárias para a construção da pesquisa, conversamos com os professores de história da escola da comunidade para que respondessem um questionário estruturado sobre a relação do ensino com o Museu. Realizamos entrevista com o responsável pelo espaço, o professor e historiador Roberto Moreira, que nos possibilitou conhecer a iniciativa que deu origem ao Museu e como é realizado o trabalho junto à comunidade. Durante a pesquisa, percebemos que o ensino de história numa perspectiva de educação patrimonial poderia ser melhor articulado, dando oportunidade para que a comunidade escolar tivesse a oportunidade de conhecer melhor o Museu e a história da região por meio de seu acervo. Não há na esfera administrativa do município a existência de um mapeamento cultural ou patrimonial que desse maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no equipamento museológico. Contudo, percebe-se que o Museu Quinca Moreira, localizado no distrito do Cágado, é uma importante fonte de história e memórias daquele povo e de uma época em que o contexto era diferente do atual.

Palavras-chave: Museu. Quinca Moreira. Ensino de História. Educação.