Sessão Única

  • ST 03 (PRESENCIAL) – Teoria da história e história da historiografia: narrativas, identidade e (ab)usos do passado.
    Coordenadores: Francisco Dênis Melo (UVA) e Thiago Braga Teles da Rocha (SEDUC/CE)

    • Diante da História: entre a vidência e a evidência, a representação imagética da origem da historiografia oficial da cidade de Sobral-CE.

      Francisco Dênis Melo - UVA

      Visualizar
    • Uma “overdose de Einstein”: (ab)usos de imagens e passados em Sobral (1999-2023).

      Thiago Braga Teles da Rocha – SEDUC-CE

      Visualizar
    • Os “senhores da história” e a invenção de um passado para a província do Ceará (1859-1869).

      Frank Adriano Oliveira de Sousa - UFC

      Visualizar
    • Repensando a história da historiografia: as atividades cientificas do Dr. Alves Ribeiro e seus silêncios.

      Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos

      Visualizar
    • “Se quiser saber da minha vida, leia as minhas crônicas”: a dimensão de Rachel de Queiroz como inventora de si a partir da escrita do tempo (1988 – 1998).

      Lia Mirelly Távora Moita

      Visualizar
    • Através do espelho: narrativa e temporalidade em “A Construção da Ordem. Teatro de Sombras”.

      Vânia do Carmo Rocha - SEEDUC-RJ

      Visualizar
    • Patrimônio histórico entre o visível e o invisível: os bustos e seus personagens nas praças da cidade de Sobral.

      Vicente Domingos Marques Júnior - SEDUC-CE

      Visualizar
    • O Panteão Nacional Contemporâneo – Monumento de cultura / Monumento de barbárie: disputas, desafios e limites da forma.

      Cláudio José de Carvalho Neto - UFC

      Visualizar
    • Representações, história, memória e usos políticos do passado: a trajetória de José Bernardo de Medeiros, o “guia do povo seridoense” (Rio Grande do Norte 1907-1988).

      Dikson de Almeida Freire - UERN

      Visualizar
    • Do texto ao contexto, e vice-versa: reflexões sobre o ensino de História na contemporaneidade.

      Anandrey Cunha - SEDUC-CE

      Visualizar
  • ST 04 (PRESENCIAL) Ensino de História e Historiografias da África e da Cultura Afro-brasileira.
    Coordenadores: Francisco de Assis de Sousa Nascimento (UFPI) e Túlio Henrique Pereira (URCA)

    • Quebrando correntes: ensino da história da cultura afro-brasileira e africana no 9º ano do ensino fundamental na Escola E.M. Demócrito Rocha

      Antonio Regiano de Lima Machado

      Visualizar
    • Candomblé e ensino de História, caminhos e reflexões

      Carlos Marley Mateus Correia

      Visualizar
    • Antônio Candeia e Abdias Nascimento: uma análise do papel dos intelectuais no movimento negro no Brasil

      Francisco Fábio Martins Fernandes

      Visualizar
    • Historiando através das narrativas do Hip Hop no cotidiano das aulas de História: contribuições para implementação da Lei Nº 10.639/03 na educação básica

      Regis Alves Pires

      Visualizar
    • Capoeira a volta que o mundo deu: construção simbólico de uma brasilidade afro-brasileira (1930 a 1950)

      Diego Bezerra Belfante

      Visualizar
    • O “sublime escravo” e o negro cidadão: resistência escrava e diálogos intelectuais na escrita de Clóvis Moura

      José Maria Vieira de Andrade

      Visualizar
    • Discursos e Representações sobre a História da África e dos africanos nos livros didáticos de Cabo Verde no pós-independência (1975-2020)

      Andy Monroy Osório

      Visualizar
    • O ensino de História e Cultura da África no Curso de Especialização em História do Brasil, do Centro de Educação Aberta e a distância – CEAD/UFPI: saberes compartilhados e desafios educacionais

      Francisco de Assis de Sousa Nascimento

      Visualizar
    • Corporeidade enquanto objeto de estudo no Ensino de História: debates na construção da historiografia afrodiaspórica e da Cultura Afro-brasileira

      Túlio Henrique Pereira

      Visualizar
  • ST 09 (PRESENCIAL) – História e Literatura: práticas de leitura, de escrita e formação intelectual
    Coordenadores: Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra (UNILAB) e Francisca Carla Santos Ferrer (UNINASSAU)

    • A seca de 1877 e os tipos: Adolfo Caminha e Rodolfo Teófilo e a querela sobre a verdade e o ficcional

      José de Arimatéa Vitoriano de Oliveira

      Visualizar
    • Representação dos povos indígenas nos livros de moral e civismo: uma análise das produções de Coelho Netto, Manoel Bomfim e Olavo Bilac (1904 – 1910)

      Cicero Avelino Lima , André Victor Cavalcanti Seal da Cunha

      Visualizar
    • A luta pelo capital cultural na obra o caixeiro de Rodolfo Teófilo

      Charles Ribeiro Pinheiro

      Visualizar
    • Imaginando escritores de província: linguagens políticas e redes intelectuais no modernismo cearense (1930 – 1988)

      Plauto Daniel Santos Alves

      Visualizar
    • Da Imprensa ao TikTok: como situar o leitor contemporâneo?

      Aline Maria Lepick Chamone , Yohana Tôrres Monteiro

      Visualizar
    • Título:”Heróis da fé”: a trajetória inicial de um best seller pentecostal (1944-1953)

      Francisco Alexandre Gomes

      Visualizar
  • ST 11 (PRESENCIAL) Historiografia dando forma a memórias sobre o ensino (de História)
    Coordenadores: Jandson Bernardo Soares (Rede Privada - RN) e Matheus Oliveira da Silva (PPGH/UFRN)

    • A História dos cursos universitários como História do ensino de História

      Margarida Maria Dias de Oliveira - UFRN

      Visualizar
    • Cartografando saberes históricos do NDIHR/UFPB (1976 -1980): por uma história plural das formas de produção e divulgação da ciência histórica no Brasil

      Danilo Alves da Silva

      Visualizar
    • Ginásios Estaduais Vocacionais (GVs) de São Paulo (1961-1969): como a “escola do futuro” se transformou em nada mais do que uma “escola de esquerda”

      Caio Rodrigo Carvalho Lima

      Visualizar
    • O ensino de história e as vivências de um povo

      Adriana Santos de Oliveira

      Visualizar
    • Um ensaio sobre a pandemia: o ensino remoto emergencial e os novos espaços de aprendizagem de história

      Leda Virginia Belarmino Campelo Potier

      Visualizar
    • A historiografia sobre a história do ensino superior de História no Brasil

      Matheus Oliveira da Silva

      Visualizar
    • O livro Didático no Brasil: comunicação, disputa e consenso a partir do PNLD

      Jandson Bernardo Soares

      Visualizar
  • ST 17 (PRESENCIAL) Historiografia, cinema e fotografia: teorias e perspectivas
    Coordenadores: Rafael Morato Zanatto (UFPB) e Meize Regina de Lucena Lucas (UFC)

    • O sequestro da estrela: apontamentos para um estudo sobre a construção subjetiva do cineasta Glauber Rocha enquanto celebridade do cinema brasileiro (1959-1978)

      Romário de Moura Rocha

      Visualizar
    • A história vai a guerra novamente: a utilização de filmes históricos de guerra na produção de conhecimento histórico no ambiente escolar, o filme círculo de fogo (2001) como exemplo

      Fabiano da Silva Sousa , Jailson Pereira da Silva

      Visualizar
    • Visualidade e a história-catástrofe: uma ótica da seca a partir do “Album da Estrada de Ferro de Baturité”

      Tyrone Apollo Pontes Candido

      Visualizar
    • Imagens para o colonialismo líquido: Pedro Costa e os vestígios do atlântico

      David Leitão Aguiar

      Visualizar
    • Os tipos da “grande necrópole”: cientificismo e tipificação nas fotografias de retirantes da seca no Ceará (1877-1879)

      Jeferson de Castro Silva

      Visualizar
    • Terceiro Ciclo do cinema paraibano (1979-1987): fisionomias de uma cinematografia engajada e experimental

      Rafael Morato Zanatto

      Visualizar
    • A semiótica bakhtiniana e a recepção do discurso histórico: uma sequência de Tempos Modernos e a Didática da História

      Roberto Abdala Junior

      Visualizar
    • Os filhos da guerra

      Meize Regina de Lucena Lucas - UFC

      Visualizar
  • ST 18 (PRESENCIAL) Ditaduras de segurança nacional no Cone-Sul: história e memória
    Coordenadores: Débora Strieder Kreuz (UESPI) e Sabrina Steinke (UFMA)

    • Silvia Noemi Tolchinsky de montonera à marcadora: uma análise de sua participação na Operação Condor

      Sabrina Steinke

      Visualizar
    • Negociação e conflito: a busca por direitos trabalhistas em tempo de exceção (Fortaleza, 1964-1968)

      Pedro Henrique Rebouças Chaves

      Visualizar
    • Campanhas da fraternidade na mira do SNI

      Carolina Maria Abreu Maciel

      Visualizar
    • Resistência transnacional: o exílio de Miguel Arraes (1965-1979)

      Débora Strieder Kreuz

      Visualizar
    • Título não informado

      Rejane Carolina Hoeveler

      Visualizar
  • ST 03 (ONLINE) A história e a historiografia das práticas alimentares e os múltiplos usos do alimento
    Coordenadores: José Carlos Silva (UFPE) e Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG)

    • Dos rios, aos potes: o consumo de carne de peixe-boi na Província do Amazonas (1850 – 1860)

      Robert Alves Pinho

      Visualizar
    • Diferentes usos do açúcar na confeitaria francesa do século XVIII

      Raquel Cristina Schweig

      Visualizar
    • Alimentação e abastecimento no caminho fluvial entre o Grão-Pará e o Mato Grosso (1750-1777)

      Vanice Siqueira de Melo

      Visualizar
    • Luís da Câmara Cascudo e a construção de uma cultura popular alimentícia a partir de sua viagem à África (1963-1967)

      José Walber Vieira de Oliveira

      Visualizar
    • O uso alimentar da bromélia macambira no semiárido paraibano: uma história sustentável no Ensino Fundamental (2002-2023)

      José Carlos Silva , Iranilson Buriti de Oliveira

      Visualizar
  • ST 07 (ONLINE)Mulheres e movimentos femininos nacionais e internacionais (XIXXXI)
    Coordenadores: Fernanda Lédo Flôres (UFF), Guilherme Machado Nunes (CEDEM/UNESP e UFF)

    • OLEGÁRIA – Vita brevis, ars longa: resgate histórico de uma abolicionista (1860 – 1898)Adriana Maria Andrade de Santana

      Adriana Maria Andrade de Santana

      Visualizar
    • História e historiografia sobre as “marchadeiras” de 1964

      Eduardo dos Santos Chaves

      Visualizar
    • Arquivo vivo de um país que já morreu: a história da Somália na literatura de Igiaba Scego

      Lívia Verena Cunha do Rosário

      Visualizar
    • Através das cartas, um descortinar de disputas: conflitos em torno da criação de organizações feministas no Ceará durante a década de 1930

      Larissa Almeida Custódio da Silva

      Visualizar
    • Mulheres em luta na capital potiguar: vozes e experiências da década de 1980

      Janaína Porto Sobreira

      Visualizar
    • Mulheres na literatura: a virada do século XX

      Tainah Freitas Rosa

      Visualizar
    • Línguas (i)legítimas: reflexões sobre a obra Borderlands / La frontera: the new mestiza de Glória Anzaldúa

      Beatriz Rodrigues

      Visualizar
    • As mulheres brasileiras e a federação democrática internacional de mulheres (1945-1964)

      Fernanda Lédo Flôres

      Visualizar
    • Um “feminismo conservador”? Theresita Porto da Silveira e a Liga Internacional de Mulheres PróPaz e Liberdade (1939 – 1971)

      Guilherme Machado Nunes

      Visualizar
  • ST 08 (ONLINE) Desafios do ensino de história vivenciados em projetos de ensino e extensão: práticas cotidianas e historiografia
    Coordenadores: Gabrielle Legnaghi de Almeida (UEM) e Murilo Moreira de Souza (UFPR)

    • Descolonizando o saber: desafios e possibilidades no ensino de história

      Gabrielle Legnaghi de Almeida

      Visualizar
    • Proteção e empoderamento de mulheres: desenvolvimento de aplicativo de segurança para celulares e de cursos de formação para rompimento do ciclo de violência

      Fernanda Loch

      Visualizar
    • Reflexões sobre desafios do ensino e aprendizagem na disciplina de História a partir de um estudo de caso

      Ingrid Oliveira Moreira , Ana Amélia Rodrigues de Oliveira

      Visualizar
    • Interpretando uma fonte histórica da nossa: estudando, catalogando e digitalizando as revistas ilustradas “Encontro” e “Montes Claros em Foco” de Montes Claros-MG- Projeto ICEB MG na Escola Estadual Zeca Guida

      José Vinícius Peres Silva

      Visualizar
    • Diálogos sobre o PIBID/História e seus reflexos nas trajetórias profissionais de Professores e Professoras de História

      Ana Carla de M. Trindade

      Visualizar
    • Descolonizando o saber: desafios e possibilidades no ensino de história

      Gabrielle Legnaghi de Almeida

      Visualizar
  • ST 09 (ONLINE) 80 anos de CLT: entre avanços e recuos os direitos trabalhistas perpassam o capitalismo
    Coordenadores: Tamires Xavier Soares (Prefeitura Municipal de Lajeado) e Wanderlene de Freitas Souza Barros (UFAM)

    • Nas trincheiras da sobrevivência: a Segunda Guerra Mundial e suas implicações para os trabalhadores no Rio Grande do Sul

      Tamires Xavier Soares

      Visualizar
    • Trabalhadores (as) da Companhia de Tecidos Paulista na Justiça do Trabalho: reivindicações de direitos a partir da CLT (1943-1944)

      Patrícia Camilla Souza de Moraes

      Visualizar
    • O proto-trabalhismo antes da CLT

      Amaury Oliveira Pio Junior

      Visualizar
    • Vargas e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): a longa caminhada por direitos e garantias do trabalhador.

      Wanderlene Barros

      Visualizar

Mostrando simpósios de 1 a 10 (12 no total)